As histórias carregam consigo um misto de informação, sonho e mistério, que nos envolve e apaixona.
Desde pequenos gostamos de ouvir histórias e nos deixarmos levar por elas para outros universos e tempos.
O facto é que não nos esquecemos das histórias, pelo contrário, vivemo-las e mantemo-las no nosso imaginário por muitos anos, partilhando-as com os outros.
Para a minha vida profissional, contar histórias tem duas aplicações práticas.
No turismo, a arte de contar uma história que envolva as pessoas com o local que estão a visitar, que as transporte para outros tempos e as guie para novas sensações, que as faça verdadeiramente ter uma experiência de visitação inesquecível, é fundamental.
Todos os locais têm as suas histórias e cabe aos profissionais do turismo saber descobri-las e contá-las da forma que merecem, com paixão, intensidade e genuinidade, para que os turistas as levem consigo como o seu grande troféu de viagem.
No marketing e nas vendas é também uma arte saber comunicar uma marca, um produto ou serviço, através de uma história, criando relações com os consumidores, aportando valores e dando uma identidade que passa para além de uma simples transação.
Se estiverem atentos, as grandes marcas internacionais têm todas uma história para contar, fazendo a sua linha de comunicação e as suas ações girar em torno da mesma, ganhando unicidade e diferenciação.
Os novos meios digitais e os social media são, hoje em dia, plataformas que ajudam a que as histórias sejam mais dinâmicas e vividas em partilha constante de informação, envolvendo as pessoas de uma forma única, que traz seguramente benefícios para as empresas na sua relação com os atuais ou potencias clientes.
Por esse motivo, estou cada vez mais atento e procuro cada vez saber mais sobre técnicas de contar histórias, porque tenho a certeza que as irei utilizar muitas vezes, em todos os meus projetos.
Stories carry with them a mixture of information, dream and mystery that engage and passions us.
Since small children we like to hear stories and allow them to take us to other universes and times.
The fact is that we don’t forgotten stories, on the contrary, we live them and keep them in our imaginary for many years, sharing them with others.
For my professional life, storytelling has two practical applications.
In tourism, the art of telling a story that involves people with the place they are visiting, that transports them to other times, guiding them for new sensations, which make them have a truly unforgettable visitation experience, is fundamental.
All places have their stories and it is up to the tourism professionals to know how to discover them and tell them as they deserve, with passion, intensity and authenticity, so that tourists can take them as their big trip trophy.
In marketing and sales it is also an art to communicate a brand, a product or service, through a story, creating relationships with consumers, providing values and giving an identity that goes beyond a simple transaction.
If you are attentive, big international brands all have a story to tell, making their line of communication and their actions revolve around it, gaining uniqueness and differentiation.
The new digital and social media are, nowadays, platforms that help stories to be more dynamic and experienced in permanent information sharing, involving people in a unique way, which certainly brings benefits to the companies in their relationship with existing or potential customers.
For this reason, I am increasingly aware and looking to know more about storytelling techniques, because I'm sure I will use them often, in all my projects.
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