terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pensamento de Design / Design Thinking

Uma das grandes falácias do mundo empresarial é a de que só consegue inovar quem tem uma predisposição natural para isso, verdadeiros génios criativos que têm consigo o dom de fazer as coisas funcionar melhor, através de rasgos de visão só ao seu alcance.

A criatividade poderá, efetivamente, estar mais presente ou surgir de forma mais fluída em determinadas mentes, no entanto, pode ser trabalhada ou “ajudada”.

Sistematizar a criatividade pode parecer paradoxal, no sentido em que parece que se está a espartilhar um conceito que encerra em si mesmo particularidades como a espontaneidade, o pensamento disruptivo e a ausência de regras.

Existe no entanto uma corrente de pensamento que identifica alguma etapas e ferramentas que ajudam no processo de inovação, indo buscar algumas características das rotinas do trabalho e pensamento dos designers, aplicando-a ao desenvolvimento de novas soluções.

Pensamento de design é uma nova forma de abordar a inovação no mundo dos negócios, buscando soluções de uma forma mais próxima da origem dos problemas.

O processo de inovação é dividido em etapas, sendo que, primeiramente, importa a recolha de informações que começa com empatia, ou seja, com a compreensão de como as pessoas experimentam o mundo física, cognitiva e emocionalmente, como funcionam grupos sociais e culturas e como interagem com determinados produtos ou serviços.

Seguidamente passa-se para uma fase de desenvolvimento de ideias, com recurso a alguns mecanismos simples, que ajudam na criação de protótipos que ajudarão a aprender sobre os conceitos à medida que se interage com eles.

Numa fase final, implementam-se as ideias, tangibilizando as propostas de valor e envolvendo as pessoas com estas.

Frequentei recentemente um curso que me abriu os horizontes para esta nova realidade do mundo empresarial e me dotou de ferramentas que já tive a oportunidade de experimentar.

Sou, hoje, um grande fã desta abordagem para o desenvolvimento de negócios, estarei sempre pronto a utilizar estas técnicas nos meus futuros projetos e aconselho vivamente a que tomem contacto com o pensamento de design para os vossos negócios.


One of the great fallacies of the business world is that only those who have a natural predisposition for innovation, true creative geniuses who have a God’s gift to make things work better, through flashes of enlightenment only at their reach, can innovate.

Creativity can obviously be more present, or be more fluid, in some minds, however, it can be worked or "helped".

Systemize creativity may seem paradoxical in the sense that it looks like we are cuffing a concept which encloses in itself particularities as spontaneity, disruptive thinking and the absence of rules.

There is however a current of thought that identifies some steps and tools that help in the innovation process, getting some features from the designers work and thinking routines, and applying it to the development of new solutions.

Design thinking is a new approach to innovation in the business world, seeking solutions closer to the source of the problems.

The innovation process is divided into phases, being the first the gathering of information that begins with empathy, i.e. with the understanding of how people experience the physical, cognitive and emotional world, how they work and how cultures and social groups interact with certain products or services.

It then passes to a phase of developing ideas, using a few simple mechanisms that help in the creation of prototypes, that will help you learn about the concepts as you interact with them.

In a final phase, we implement the ideas, making the value propositions tangible and involving people with them.

I recently attended a course that opened my horizons to this new reality of the business world and endowed me with some tools that I've had the opportunity to experience.

I am, today, a big fan of this approach to business development, I will always be ready to use these techniques in my future projects and I strongly advise you to take contact design thinking for your business.


Sem comentários:

Enviar um comentário