terça-feira, 11 de março de 2014

Turismo Criativo / Creative Tourism

O turismo criativo insere-se no conceito de experiências de 2ª geração e pode ser definido como o turismo que oferece aos visitantes a oportunidade para desenvolver o seu potencial criativo através da participação em cursos e experiências de aprendizagem que são características do destino de férias.

Isso quer dizer que, ao deslocar-se a determinado local, o turista poderá aprender a executar determinada tarefa, normalmente associada às artes, entrando assim em contacto profundo com a comunidade local, partilhando experiências e aprofundando o conhecimento, numa relação de proximidade que estreita relações.

O turismo criativo estimula o enriquecimento cultural e tem efeitos positivos na autoconfiança dos residentes, ajudando na recuperação da herança tangível e intangível do destinos.

As suas características permitem a diversificação da atividade turística sem necessidade de investimento prévio, gerando efeitos positivos na rentabilidade das infraestruturas culturais, graças a esta nova procura.
Com esta nova abordagem consegue-se atrair um novo tipo de turistas, em busca de um alto valor acrescentado e com poder de compra.

Já existem bons exemplos de trabalho nesta área um pouco por todo o mundo, havendo mesmo uma rede internacional – a Creative Tourism Network – que junta destinos, investigadores, organização não-governamentais e empresas, numa rede de partilha de conhecimento nesta área.

Destinos turísticos mundiais com tradição como Paris, Barcelona, Galicia, Brasil, Tailândia ou Áustria já perceberam que o futuro do turismo passa por aqui e têm já disponíveis para os turistas muitas soluções de turismo criativo.


Creative tourism is inserted in the 2nd generation experiences concept  and can be defined as a kind of tourism that offers visitors the opportunity to develop their creative potential through the participation in courses and learning experiences that are characteristic of the holiday destination.

That means that, when visiting a given site, tourists can learn to perform certain tasks, normally associated with the arts, entering thus in deep contact with the local community, sharing experiences and deepening their knowledge, in a proximity relationship that increases the ties between locals and tourists.

Creative tourism stimulates the cultural enrichment and has positive effects on the residents self-confidence, helping in the recovery of the destinations tangible and intangible heritage.

Its characteristics allow the diversification of tourist activities without the need of prior investment, generating a positive effect on the cultural infrastructures profitability, thanks to this new demand.

With this new approach, destinations can attract a new kind of tourists, in search of a high added value and with a bigger purchasing power.

There are already good examples of work in this area all over the world, and there is even an international network – Creative Tourism Network – that joins destinations, researchers, non-governmental organization and companies, in a network where everyone shares knowledge in this area.

Renowned world tourist destinations like Paris, Barcelona, Galicia, Brazil, Thailand or Austria already realized that the future of tourism follows this path and have already many creative tourism solutions available for tourists.

Sem comentários:

Enviar um comentário