terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cocriação / Co-creation

Imagine que pode idealizar uma experiência e criá-la desde a raíz com quem o vai ajudar a concretizá-la?

Tudo é feito à sua medida e pode acompanhar todos os detalhes para que nada falte nessa experiência de sonho.

Chama-se a isso cocriação e é algo que em que eu acredito piamente.

Num universo onde a informação abunda, às vezes é difícil encontrarmos exatamente aquilo que queremos e podemos ter alguma dificuldade em juntar todas as peças para fazer as coisas acontecerem.

Por outro lado, é normal vermos tudo "empacotado" de forma a que se consiga vender em massa, sem hipótese de intervenção nossa.

Acredito exatamente no contrário, na experiência que só é verdadeiramente válida se o cliente também tiver hipótese de participar na sua criação.

Ao deixarmos o cliente participar na criação, trazemos novos mundos e perspetivas para a experiência, que nos levarão seguramente a um enriquecimento do serviço, encontrando soluções que, provavelmente, nunca nos passariam pela cabeça.

Melhor ainda, temos a garantia que, seguindo esse caminho trilhado a dois, estamos a aumentar imenso as hipóteses de satisfação total do cliente, estabelecendo uma relação de proximidade que se prolongará para o futuro.

Este conceito de cocriação é agregador de valor para cliente e fornecedor, na medida em que todos descobrem novas abordagens e assim se consegue chegar um resultado final, único, irrepetível e inesquecível.


Imagine that you can dream about an experience and create it from scratch with someone that is going to help you to make it happen?

Everything is tailor made to fit you and you can follow all the details so that nothing is missing in this dream experience.

This is called co-creation and it's something in which I strongly believe.

In a universe where information is everywhere, sometimes it’s difficult to find exactly what we want and we can have some difficulty in putting all the pieces together to make things happen.

On the other hand, it is normal to see everything “packed” so that it can be sold massively, leaving us without the opportunity to intervene.

I believe on the exact opposite, in the experience that is only truly valid if the client also has the chance to participate in its creation.

When we let the customer participate in the creation, we bring new worlds and perspectives to the experience, which will surely lead us to the service enrichment, finding solutions that, probably, never would cross our mind.

Better yet, we have the guarantee that, by following this path travelled alongside with the customer, we are greatly increasing the chances of complete customer satisfaction, while establishing a proximity relationship that extends into the future.

This concept of co-creation is a value aggregator for both customers and suppliers, since all of them discover new approaches and, therefore, you can get a unique, unrepeatable and unforgettable final result.

Sem comentários:

Enviar um comentário