segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Turismo experiencial / Experiential tourism

Para subir na cadeia de valor, em turismo, deve-se fazer o foco nas experiências, ao invés da abordagem que tem sido comum no setor.

Começar a dar mais importância à agregação de valores ao tempo passado e à experiência vivida, ao invés do foco nas infraestruturas e serviços é fundamental para atingir determinados nichos de mercado, subindo na cadeia de valor e posicionando-se não em função do preço, mas sim pelo tema da experiência, ganhando relevância para o turista e diferenciação em relação à concorrência.

O destino turístico deverá, portanto, ser encarado como um teatro de interação, com participação na produção dos temas de experiência.

Podemos categorizar as experiências em quatro grandes grupos: “sensoriais/físicos”, “emocionais”, “intelectuais/espirituais” e “sociais”, sendo as características de uma experiência, resumidamente, as seguintes:

- O marco de referência é a pessoa

- Estruturado na nossa existência

- Através de um processo temporal

- Com uma gradação e intensidade determinadas

- Um todo independente, emocional

- Com sentido

- Que não exige nenhum compromisso

- Complexa e multidimensional

As experiências turísticas atualmente disponíveis no mercado têm como principal foco os grupos sensoriais/físicos e emocionais, mas essa é uma tendência que está já a modificar-se, pelo que vale a pena estar atento ao seu desenvolvimento.


To move up in the value chain, in tourism, our focus should be on the experience, rather than the common approach in this industry.

Giving more importance to the aggregation of values to the spent time and lived experience, instead of focusing on infrastructures and services, is fundamental to attain certain niche markets, moving up the value chain and positioning ourselves not by the price, but rather by the theme of the experience, gaining relevance for tourists and differentiating from the competition.

Tourist destinations should therefore be seen as an interaction theater, participating in the production of the experience themes.

We can categorize experiences into four major groups: "sensory/physical", "emotional", "intellectual/spiritual" and "social", being the characteristics of an experience, briefly, as follows:

-The frame of reference is the person

-Structured in our existence

-Through a time process

-With a determined intensity and gradation

-An independent, emotional, whole
-With sense

-Requiring no commitment

-Complex and multidimensional

Tourist experiences currently available on the market have primarily focus on the sensory/physical and emotional groups, but this is a trend that is already changing, for what it's worth to be attentive to its development.


Sem comentários:

Enviar um comentário