O vendedor moderno, tem que ter uma visão mais abrangente do que a tradicional na sua função.
A sua prioridade número um é vender - julgo que todos estaremos de acordo – mas vender o quê, a quem e porquê?
O consumidor de hoje é alguém informado, com acesso a múltiplas plataformas e desconfiado do estilo de vendas mais agressivo.
Nas lojas é normal ouvir a expressão “em que lhe posso ser útil?”, mas é necessário que todos os vendedores tenham uma real preocupação com o verdadeiro conteúdo desta frase, que genuinamente se preocupem em perceber qual é o problema do cliente e empenhar-se para o resolver.
O cliente moderno procura uma resposta rápida e eficaz para um problema que tem e não se deixa enlear facilmente na argumentação que o tenta forçar para uma gama limitada de produtos, por mais hábil que seja.
A missão do vendedor é, portanto, perceber exatamente qual é o problema e encontrar uma solução que satisfaça na plenitude as necessidades do cliente, estabelecendo uma relação de parceria e confiança durante esse processo, que lhe vai garantir que o cliente recorrerá a si novamente no futuro.
Às competências naturais de um bom vendedor clássico, juntam-se assim a criatividade, a cocriação, a versatilidade, a escuta ativa e o networking, que o ajudarão seguramente a obter melhores resultados.
Modern sales people need to have a broader vision than the traditional in its function.
Their number one priority is to sell - I think we all agree with that – but selling what, to who and why?
Consumers today are better informed, with access to multiple platforms and suspicious of a more aggressive sales style.
It is normal to hear the expression "can I help you?" in stores, but it is necessary that all sales people have a real concern with the true meaning of this sentence, that genuinely bother to understand the customer's problem and strive to solve it.
Modern clients are seeking for a quick and effective response to a problem and are not easily tangled in an argumentation line that tries to force them to a limited range of products, no matter how skilled that argumentation is.
Sales people mission is, therefore, to understand exactly what the problem is and find a solution that fully satisfies customer’s needs, establishing a partnership and trust relationship along the process, which will ensure that the client will come again in the future.
To the great classic sales people natural skills, we have to join creativity, co-creation, versatility, active listening and networking, that will surely help achieving better results.
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