terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escutar / Listening

O ruído é imenso nas empresas, dada a forte competitividade, o enorme fluxo de informação e o ritmo acelerado dos nossos tempos.

Muitas vezes somos interpelados por algum colega, que nos pergunta se estamos a ouvir, para verificar que a mensagem passou.

Nós respondemos afirmativamente, acenando com a cabeça e continuando com o que estávamos a fazer.
Pouco tempo depois, quando confrontado com essa comunicação anterior, não temos a mais vaga memória do seu conteúdo.

Não mentimos ao nosso colega, estávamos realmente a ouvir, o problema foi que não estávamos a escutar.

O que quero dizer com esta distinção de dois aparentes sinónimos, é que o ato de ouvir é um ato físico, enquanto o ato de escutar é intelectual, na medida em que processamos a informação ouvida quando escutamos, retendo a informação e agindo futuramente tendo-a em conta.

Também no marketing e vendas esta competência para escutar o nosso mercado, os nossos clientes, é fundamental.

Boa parte do sucesso das equipas de marketing e vendas vem da sensibilidade para escutar com atenção o feed-back dos seus clientes, as pistas que nos deixam para concretizar uma venda, as dicas que nos dão para ajustarmos o produto ou serviço às suas reais necessidades, as oportunidades que nos sussurram.

O caminho fica bem mais fácil quando temos esta competência de escutar bem presente dentro de nós, porque nos pode destacar num mundo empresarial cada vez mais cheio de ruído.


Noise in companies is immense, given the strong competitiveness, the huge flow of information and the rapid pace of our times.

We are often approached by colleagues, who ask us if we heard them, to verify that the message went through.

We answer affirmatively, nodding and continuing with what we were doing.

Shortly thereafter, when confronted with this previous communication, we don't have the foggiest memory of its content.

We didn’t lie to our colleagues, we really heard them, the problem was that we weren't listening.

What I mean with this distinction of two apparent synonyms, is that the action of hearing is a physical action, while the action of listening is intellectual, insofar as we process the information heard when listening, retaining the information and taking it into account for future actions.

Also in marketing and sales, this skill of listening to our market, our customers, is crucial.

Much of the marketing and sales teams success comes from this sensitivity to listen carefully to its customers feed-back, the clues they leave that allow us to achieve a sale, the hints they give to adjust the product or service to their real needs, the opportunities they whisper.

The path is a lot easier when we have this listening skill well present within us, because we can outstand in an increasingly full of noise business world.

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