O turismo criativo traz ao setor uma mudança na forma de produzir e consumir experiências turísticas, e tem na sua base quatro aspetos fundamentais.
Em primeiro lugar, o desenvolvimento do potencial criativo dos turistas, sendo-lhes fornecidas as ferramentas básicas para desenvolver a sua criatividade, fomentando assim a que eles levem algo mais do que um simples souvenir no seu regresso a casa.
Igualmente importante é o facto de o turista ser envolvido de forma ativa no processo criativo, gerando assim uma maior probabilidade de partilha genuína e ligação verdadeira com as pessoas e cultura local.
A criatividade está presente em toda a parte, mas é essencial que haja uma ligação do processo criativo ao destino, ancorando-o na cultura, criatividade e identidade locais, que tornam cada experiência turística num fenómeno singular e irrepetível.
O conceito de turismo criativo tem também inerente a si a cocriação e coprodução, entre os turistas e os locais, transformando a vivência numa relação biunívoca, em que ambos os lados se envolvem em todo o processo, engrandecendo-o com as sua experiência passada e conhecimento.
Esta é uma tendência cada vez mais presente na procura turística, pelo que se torna imperativo que haja uma adaptação de quem está no mercado a esta realidade.
Creative tourism changes the ways of producig and consuming touristic experience in this sector, ant it’s based on four fundamental aspects.
Firstly, the development of the creative potential of tourists, providing them with the basic tools to develop their creativity, encouraging them to take something more than a simple souvenir on their return home.
Equally important is the fact that tourists are involved actively in the creative process, thus being more likely to create genuine sharing and real connection with local people and culture.
Creativity is present everywhere, but it is essential that a connection between the creative process and the destination is established, anchored in the culture, creativity and local identity, which will turn each tourist experience in a unique and unrepeatable phenomenon.
The concept of creative tourism has also inherent to it co-creation and co-production, with tourists and locals, transforming the experience in a two way relationship, in which both sides are involved in the whole process, magnifying it with their past experience and knowledge.
This is an increasing trend in tourism demand, making the adaptation of those operating in the tourism market to this reality an absolute must.
Sem comentários:
Enviar um comentário