Pine e Gilmore identificam a subida na cadeia de valor de um produto ou serviço tendo em consideração três vetores: posição competitiva, preço e necessidades do consumidor.
Fonte: Adaptado de “The experience economy” (Pine / Gilmore - 1998)
Analisando o gráfico concebido por estes autores verificamos que a tendência será subir na cadeia de valor apresentando um produto cada vez mais diferenciado e com relevância para o cliente, ficando este assim disponível para pagar um preço superior.
Para melhor entender este quadro usemos o exemplo do café.
Na parte mais baixa da cadeia de valor temos os grãos de café ainda por transformar, após a sua transformação em café-bebida tornam-se mais relevantes para o cliente e mais diferenciados entre eles.
São depois servidos em cafés que introduzem o seu cunho pessoal e temos aí, no fornecimento desse serviço, mais um degrau na cadeia de valor atingido.
Para se chegar ao topo tem que se incluir algo, introduzir uma experiência de consumo, como por exemplo faz a Starbucks, com as suas lojas que são mais do que um mero café onde se vai consumir uma bebida, constituem uma experiência de consumo, tendo por isso um grau de diferenciação muito maior em relação à concorrência, estabelecendo uma ligação emocional com os seus clientes, o que que faz com que eles paguem mais pelos produtos e serviços lá consumidos.
Por isso tento fazer com que todos os meus projetos promovam experiências com alto valor acrescentado, porque são feitas de pessoas para pessoas.
Únicas, originais, genuínas e irrepetíveis.
Pine and Gilmore identify the ascent in the value chain of a product or service taking into consideration three vectors: competitive position, price and consumer needs.
Source: adapted from "The experience economy (Pine Gilmore-1998)
Analyzing the chart designed by these authors, we can see that the trend is to climb up in the value chain as higher as we present an increasingly differentiated product and with relevance to the client, getting him to pay a higher price.
To better understand this chart I will use the coffee example.
In the lowest part of the value chain we have the coffee beans to transform, after its transformation into coffee-drink it becomes more relevant to the client and more differentiated between them.
They are then served in coffee shops that introduce their personal touch and there, in the provision of this service, one more step in the value chain is hit.
To get to the top you have to include something, introduce a consumer experience, as, for instance, is done by Starbucks, with its shops that are more than just a coffee shop where you will consume a drink, they constitute a consumer experience, having, therefore, a much higher degree of differentiation from the competition, establishing an emotional connection with your customers, making them pay more for the products and services consumed there.
That is why I try to bring to all my projects high value-added experiences, because they are made from people to people.
Unique, original, genuine and unrepeatable.
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