Muitos gestores de comunidades virtuais têm como objetivo primordial a geração de conteúdos para alimentar essas comunidades.
Esta é, efetivamente, uma parte importante da sua missão, mas mais importante ainda do que a criação dos conteúdos, para mim, é entender todos os conteúdos e interpretá-los corretamente.
Quero com isto dizer que um gestor de comunidades virtuais não pode ser insensível aos conteúdos gerados pelos próprios utilizadores.
Temos que prestar particular atenção ao que dizem e publicam os elementos da comunidade, para que possamos medir o pulsar da mesma, entender o caminho que ela quer seguir, interagir com ela e não agir para ela, interpretar os sinais positivos ou negativos que dela emanam e adaptar a geração de conteúdos em função disso.
Com isso conseguiremos melhores resultados, em virtude de um maior envolvimento de todos os elementos, que conseguirão identificar-se melhor com os conteúdos apresentados.
Entendendo bem os conteúdos gerados pelos utilizadores também se consegue responder de forma mais eficaz a eventuais reclamações, potenciar as vendas e estabelecer relações personalizadas com os elementos mais intervenientes, aumentando assim a dinâmica da comunidade.
O maior perigo para uma qualquer comunidade virtual é ter um gestor autista, que se alheie da vida própria que a comunidade deve ter e/ou que reaja de forma contrária ao caminho que é apontado pelos próprios utilizadores.
A função exige conhecimentos de copywriter, mas é necessário ter sempre bem presentes as competências de relações públicas.
Many community managers have their primary objective focused on content generation to feed these communities.
This is, without a doubt, an important part of their mission, but even more important than the creation of content, for me, is to understand all content and interpret it correctly.
By this I mean that a community manager cannot be insensitive to the content generated by the users themselves.
We have to pay particular attention to what the elements of the community say and publish, so that we can measure the pulse of the community, understand the way it wants to follow, interact with it and not act for it, interpret the positive or negative signals that emerge from it and adapt the generation of content according it.
With this we can improve the results by virtue of a greater involvement of all elements, which can identify better with the shown content.
Well understanding the contents generated by users also allows us to respond more effectively to any complaints, to boost sales and customize relationships with the most active elements, thereby increasing the community dynamic.
The biggest danger for any virtual community is having an autistic manager, living apart from the life that the community must have and/or reacting contrarily to the path that is pointed by the users themselves.
The function requires knowledge of copywrite, but one must always have very present the public relations skills.
Sem comentários:
Enviar um comentário