quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ludificação / Gamification

Um dos fatores intrínsecos ao ser humano é o seu natural instinto competitivo e o prazer que tiramos dos jogos e brincadeiras.

Há registos ou sinais de o jogo existir nas sociedades desde os tempos pré-históricos e, se pensarmos nisto, é de jogos e de brincadeiras que se faz a primeira interação entre pais e bebés, o que revela que os nossos sentidos mais básicos são ativados positivamente quando jogamos.

Não será por isso surpresa, que a indústria dos jogos eletrónicos seja hoje uma das mais lucrativas do mundo, ultrapassando já a indústria cinematográfica, tendo ainda uma enorme margem de progressão, segundo demonstram estudos recentes.

O mundo dos negócios está, obviamente, atento a esta tendência do ser humano e por isso encontramos cada vez mais exemplos de empresas que, nas suas estratégias de marketing e vendas, assumem a inclusão da ludificação como fator chave de sucesso.

Segundo informações recentes, 70% das empresas da lista Forbes Global 2000 planeiam usar a ludificação para propósitos de marketing e fidelização de clientes.

A ludificação, na sua base teórica, é a transposição de técnicas de pensamento e mecânicas dos jogos para envolver os participantes na resolução de problemas.

Com esta técnica, pretende-se envolver mais os clientes das empresas ou os participantes das organizações, aumentando de uma forma bastante natural e intuitiva o seu relacionamento com a marca ou com o projeto em causa.

A utilização das redes sociais e a gestão de comunidades virtuais, exponencia o recurso a este tipo de técnicas, pela facilidade com que se consegue obter bons resultados, assentes essencialmente na dinâmica de utilização dos próprios participantes.

Desengane-se porém, quem pensa que basta fazer uma tabela de pontuações e dar algumas tarefas para ter bons resultados.

É preciso muito mais do que isso e não há uma solução padrão que possa ser apontada como infalível, dependendo sempre do contexto a melhor solução de ludificação a apresentar.

Tenho feito algumas abordagens a este modo de interagir com as comunidades, com bons resultados, e tenho vontade de cada vez mais a integrar em todos os projetos que venha a desenvolver futuramente.


One of the intrinsic features of the human being is its natural competitive instinct and the pleasure we take from fun and games.

There are registers or signs of games existing in societies from prehistoric times and, if you think about it, it's games and play that make the first interaction between parents and infants, which reveals that our most basic senses are positively activated when we play.

It’s not a surprise, thus, that the electronic games industry is today one of the most profitable in the world, already surpassing the film industry, and having still a huge progression margin, according to what recent studies demonstrate.

The business world is obviously aware of this trend and therefore we find more and more examples of companies that, in their marketing and sales strategies, take the inclusion of gamification as a key success factor.

According to recent information, 70% of the companies from the Forbes Global 2000 list, plan to use gamification for marketing purposes and obtain customer loyalty.

Gamification, on its theoretical basis, is the transposition of game thinking and mechanics to engage participants in solving problems.

With this technique, we intend to have a stronger engagement of the companies customers or organisations paticipants, increasing in a fairly natural and intuitive way their relationship with the brand or with the project concerned.

The use of social networks and community management, increases the application of this type of techniques, for the easy with which one can obtain good results, based essentially on the participants own dynamics of use.

One must be aware, though, that it’s not enough making a leaderboard and give some tasks to have good results.

It takes a lot more than that, and there is no standard solution that can be pointed as flawless, varying from each particular context the best gamification solution to implement.

I have done some approaches to this way of interacting with communities, with good results, and I want to increasingly integrate more gamification into all projects that will develop in the future.

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