quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Competências interpessoais / Interpersonal skills

As competências interpessoais são um elemento crítico para manter a tua equipa motivada e com alto rendimento.

Com um bom uso das competências interpessoais consegue-se aumentar a felicidade e compromisso dos colaboradores e aumentar a produtividade da organização.

Timothy Butler, Diretor de Programas de Desenvolvimento de Carreiras na Harvard Business School, e James Waldroop, um dos fundadores da empresa de consultoria Peregrine Partners identificaram "4 dimensões do trabalho relacional".

Após analisarem testes psicotécnicos de 7000 profissionais estes dois autores identificaram as seguintes 4 dimensões:

1 - Influência: as pessoas fortes nesta dimensão gostam de influenciar as outras, sendo muito bons a negociar e persuadir, bem como a criar redes.

2 - Facilitação interpessoal: os elementos da equipa fortes nesta dimensão estão muitas vezes nos "bastidores", sendo bons julgadores das emoções e motivações das pessoas.

3 - Criatividade relacional: as pessoas fortes nesta dimensão são mestres no uso de imagens e palavras para criar emoção, construir relacionamentos e motivar os outros a agir.

4 - Liderança de equipa: os líderes de equipa são bem sucedidos por causa das suas interações com os outros,  trabalhando "através" de outras pessoas para atingir objetivos e estão mais interessados nas pessoas e processo necessários para atingi-los.

Muitos de nós somos fortes em, pelo menos, uma destas dimensões, mas também podemos ser fortes em muitas delas ou em nenhuma.

A relevância do conhecimento destas dimensões, está em adaptar o trabalho à dimensão mais forte de cada um, aumentando a produtividade da equipa.


Interpersonal skills are a critical element to keep your team motivated and with high yield.

With a good use of interpersonal skills we can increase employess  happiness and commitment and increase the organization’s productivity.

Timothy Butler, Director of Career Development Programs at Harvard Business School, and James Waldroop, a founder of Peregrine Partners consulting firm, identified 4 dimensions of relational work.

After analyzing psychometric tests of 7000 professionals, these two authors identified the following 4 dimensions:

1- Influence: people strong in this dimension like to influence others, being very good at negotiating and persuading, as well building networks.

2- Interpersonal Facilitation: the stronger elements of the team in this dimension are often behind the scenes, being good judges of people's emotions and motivations.

3-Relational Creativity: people strong in this dimension are masters at using images and words to create excitement, build relationships and motivate others to take action.

4-Team Leadership: team leaders are successful because of their interactions with others, working through others to achieve goals and are more interested in people and processes required to achieve them.

Many of us are strong in at least one of these dimensions, but we can also be strong in many of them, or none.

The relevance of knowing these dimensions, is to adapt the work to the strongest of each employee’s dimension, increasing the team’s productivity.

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