quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Impingir ou aconselhar / Forcing a sell or advice

Existem vários estilos de venda, uns mais agressivos, outros mais diplomáticos.

Cada profissional deverá escolher o seu próprio estilo, mas é preciso cuidado com a adequação ao mercado em que estamos inseridos.

A venda através de telemarketing ou a venda de ocasião tem características muito mais agressivas, na linguagem e na postura, sendo importante compreender este estilo e respeitá-lo no seu espaço de excelência.

Outros mercados, nomeadamente o mercado dos serviços, que é onde me foco com particular atenção por ser a minha área de atuação, desaconselha atitudes em que se impinja um serviço a um cliente. 

Uma venda em que se empurra a todo o custo o cliente para a compra tem um carácter muito imediatista, com resultados inegáveis, mas que não cultivam a relação de confiança entre o vendedor e o cliente.

Nos serviços é de extrema importância o cultivo desta relação, porque a confiança gera fidelização e recomendação dos nossos serviços, ampliando largamente as hipóteses de novas vendas a médio/longo prazo.

Assim, o vendedor como consultor, como conselheiro do cliente, no mercado de serviços, parece-me naturalmente o melhor caminho para tornar a nossa carteira de clientes mais fiel e alarga-la exponencialmente com base no boca a boca.

Assumindo este papel, mesmo não vendendo sempre, porque podem existir pontualmente soluções melhores do que as nossas, estaremos sempre no topo da mente do nosso cliente, sempre que este tiver necessidade de recorrer a serviços na esfera de influência dos que vendemos.

E essa marca no topo da mente do nosso cliente tem um valor inestimável, acreditem.


There are various styles of selling, some more aggressive, some more diplomatic.

Each professional must choose his own style, but we must be cautious, and fit our style to the market in which we operate.

Sales through telemarketing or occasion sales have more aggressive features, in language and in posture, being important to understand this style and respect it in its space of excellence.

Other markets, in particular the services market, which is where I focus my attention, being it my area of expertise, discourage attitudes that may be seen as forcing a sell to a client.

A sale in which one pushes the client to buying at all cost has a very immediate nature, with undeniable results, but it doesn’t cultivate the relationship of trust between the seller and the customer.

In the services market the cultivation of this relationship is of outmost importance, because trust generates loyalty and recommendation of our services, broadening the chances of new sales in a medium/long term.

Thus, the seller as a consultant, as an advisor to the client, in the services market, seems to me the best way to make our customer portfolio more faithful and broaden it exponentially based on word of mouth.

Assuming this role, even though not always being able to sell, because there may be better solutions than ours momentarily, we will always be at the top of the mind of our client, whenever he has the need to search for services in the sphere of influence of the services we sell.

And this tag at the top of the mind of our client has an inestimable value, believe me.


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